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    Conheça três características fundamentais das pessoas superdotadas

    Dia Mundial da Superdotação é celebrado nesta quarta-feira (10)

    Anna Gabriela Costada CNN

    em São Paulo

    Nesta quarta-feira (10) é celebrado o Dia Mundial da Superdotação, mas o termo superdotado muitas vezes vem com estigmas que fogem da realidade que representa a palavra. Com isso, especialistas aproveitam a data para desmistificar o termo e apresentar as principais características destas pessoas.

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 5% da população mundial apresenta características superdotadas, e muitas vezes, os sinais começam a ser notados nos primeiros anos da infância.

    A neurodiversidade aponta que a superdotação é o conceito usado para classificar pessoas que apresentam um alto nível de inteligência em uma ou mais áreas de interesse.

    Principais características dos superdotados

    A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner destacou as três características fundamentais da superdotação.

    • Capacidade acima da média;
    • Criatividade;
    • Comprometimento com a tarefa.

    Para explicar melhor essas características na prática, a neuropsicóloga destaca que a capacidade acima da média se apresenta na “velocidade de processar informação e encontrar solução”.

    Já a criatividade, de acordo com a especialista, se destaca nos superdotados quando há “curiosidade de buscar informações diferentes propondo soluções originais e inusitadas”.

    Por fim, o comprometimento com a tarefa se dá com o “engajamento e persistência para concluir o que começa”, diz Roselene.

    Características nas crianças superdotadas

    Ainda conforme a especialista, que também é PhD em neurociência, crianças superdotadas apresentam também alguns traços marcantes e que podem ajudar na identificação:

    • Rapidez na aprendizagem;
    • Facilidade para abstração, associações, análise e síntese, generalizações;
    • Leitura voraz e vocabulário avançado;
    • Flexibilidade de pensamento;
    • Produção criativa;
    • Capacidade de julgamento;
    • Habilidade para resolver problemas com soluções próprias;
    • Memória e compreensão incomuns das situações vividas;
    • Independência de pensamento;
    • Talentos específicos, como esportes, música, artes, dança, informática;
    • Muita curiosidade;
    • Senso crítico exacerbado;
    • Senso de humor desenvolvido;
    • Comportamento cooperativo;
    • Sensibilidade e empatia ao se comunicar;
    • Habilidade no trato com as pessoas;
    • Autoconsciência e liderança;
    • Interesse por assuntos novos e por várias atividades ao mesmo tempo;
    • Concentração prolongada em atividades de interesse;
    • Aborrecimento com a rotina;
    • Gosto por desafios e persistência e adaptabilidade perante dificuldades inesperadas.

    “Crianças portadoras de superdotação e/ou altas habilidades carregam o estigma de que nascem sabendo tudo, nunca erram, não precisam de estímulo, tempo, empenho. Isso não representa a realidade”, disse a especialista.

    “Elas precisam sim de estímulo, investimento de tempo e deificação aos estudos. De acordo com a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1994, 1999), a pessoa com altas habilidades (PAH) apresenta um desempenho excepcional em uma ou mais áreas do potencial humano como: inteligência espacial, corporal, musical, linguística, lógica, interpessoal, Intrapessoal e naturalista”, acrescentou.

    Ao identificar essas características em uma criança, é recomendado buscar ajuda profissional adequada. A neuropsicóloga alerta que é por meio de testes psicológicos e neuropsicológicos fidedignos será possível ter a confirmação e, com isso, encontrar a melhor maneira de ajudar a criança com o melhor método de estudo e direcionamento multidisciplinar.

    Áreas onde a superdotação pode ser aplicada

    A superdotação é o potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas – isoladas ou combinadas – conforme enumera a especialista:

    “Intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse, habilidades gerais ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e também de criatividade”, disse a especialista.