Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Como fazer a lavagem nasal? Conheça os benefícios da prática

    Limpeza das vias áreas não tem contraindicação e pode ser feita em pessoas de todas as idades

    Simone Machadocolaboração para a CNN

    A lavagem nasal é uma prática comum para limpar as vias respiratórias em casos de alergias e sinusites ou simplesmente para manter a higiene nasal.

    A prática ajuda a remover muco, alérgenos, poluentes e outras impurezas das narinas, contribuindo para uma respiração mais fácil e aliviando sintomas de alergias e sinusites. Também é uma medida preventiva contra infecções respiratórias já que ela ajuda a manter as vias aéreas limpas.

    “É indicada a realização diária da lavagem nasal, principalmente em centros urbanos onde há concentração de poluição. Também deve ser realizada em pessoas que possuem doenças respiratórias como rinite alérgica e infecções recorrentes de via aérea”, explica Bruno Borges de Carvalho Barros, otorrinolaringologista.

    Existem diversos dispositivos disponíveis no mercado para realizar a lavagem nasal, cada um tem suas vantagens e indicações. Além disso, a prática de limpar as vias áreas não tem contraindicação, podendo ser feita em pessoas de todas as idades.

    “Ela pode ser feita desde o recém-nascido, no entanto deve ser adequada para cada etapa da vida. No recém-nascido deve ser realizada com aplicação de pequeno volume e baixa pressão, através de solução salina pressurizada ou mesmo com conta-gotas. Na criança até os três anos de idade, sugere-se a realização com seringas. A partir dos três anos já pode ser realizada a lavagem com alto volume e baixa pressão através de garrafinhas”, acrescenta Barros.

    A quantidade de solução salina utilizada na lavagem nasal varia de acordo com a necessidade individual e o tipo de dispositivo usado. É importante seguir as instruções do fabricante e consultar um médico para determinar o volume ideal.

    Embora a lavagem nasal seja segura, alguns cuidados são importantes, como explica o otorrinolaringologista Fabrizio Ricci Romano.

    “Ao usar a seringa, tem que tomar cuidado para não ter contaminação com o objeto ou machucar o nariz da criança com a ponta da seringa. E nunca fazer a lavagem nasal com muita pressão”, diz.

    Veja o passo a passo para a lavagem nasal

    Veja abaixo como realizar o procedimento com segurança.

    1. Preparação: utilize uma solução salina estéril, que pode ser comprada pronta ou feita em casa
    2. Posicionamento: incline a cabeça para frente e levemente para o lado sobre uma pia
    3. Aplicação: insira o bico da seringa, frasco ou spray na narina e aplique a solução, deixando a solução escorrer pela outra narina
    4. Repetição: Repita o processo na outra narina
    5. Finalização: Assoe o nariz suavemente para remover o excesso de solução e muco

    É importante não exagerar na frequência das lavagens. O uso excessivo pode levar à remoção de muco protetor, secura nasal ou até irritações.

    A recomendação geral é realizar a lavagem uma vez ao dia em casos de alergias severas ou sinusites, e menos frequentemente para manutenção. Para casos específicos, é sempre melhor consultar um médico para orientação.

    Alergias de inverno: veja riscos e saiba diferenciar de outras doenças

    Tópicos