Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Comissão do SUS não recomenda cloroquina contra a Covid-19

    A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) recomenda apenas uso de anticoagulantes e corticoides 

    Da CNN, em São Paulo

    A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), órgão de assessoramento do Ministério da Saúde, colocou em consulta pública um relatório de diretrizes para o tratamento hospitalar de pacientes com Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). O documento não recomenda a utilização de cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina.

    O grupo de medicamentos é constantemente indicado pelo presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), mas não tem eficácia comprovada. Segundo informações da analista de Economia da CNN Raquel Landim, o texto mostra que os remédios foram testados e não revelaram benefícios.

    O documento tem 101 páginas, é referendado por sete sociedades médicas e coordenado pelo chefe de pneumologia do Incor Carlos Carvalho. No relatório, são recomendados anticoagulantes, para evitar tromboses, e corticoides, para reduzir inflamações. 

    Além disso, consta que antimicrobianos só devem ser utilizados se houver infecção por bactéria. O anticorpo tocilizumabe, indicado para artrite, também é dúvida. 

    O documento já recebeu recomendação preliminar favorável, ficará em consulta pública por 10 dias e depois volta para o plenário da Conitec. Se aprovado, segue para ser adotado ou não pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

    Comprimidos de cloroquina produzidos pelo Exército brasileiro
    Comprimidos de cloroquina produzidos no Laboratório Químico Farmacêutico do Exército brasileiro
    Foto: LQFex/Exército Brasileiro (31.mar.2020)