Com estoque baixo, 11 cidades do RJ suspendem aplicação da 2ª dose da Coronavac
Outros dois municípios informaram que os estoques do imunizante estão baixos e podem acabar a qualquer momento
Pelo menos 11 cidades do estado do Rio de Janeiro suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan, por causa do baixo estoque.
A informação foi confirmada à CNN nesta quarta-feira (28) pelos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos, Volta Redonda, Macaé, Barra Mansa, Mesquita, Maricá, Rio das Ostras, Mangaratiba e Arraial do Cabo.
As cidades, entretanto, seguem vacinando a população com a vacina da AstraZeneca, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Outros dois municípios, Petrópolis e Queimados, afirmaram à CNN ter vacinas da Coronavac somente para aplicação até sexta-feira (30). De acordo com as secretarias municipais de Saúde, os estoques estão quase zerados.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) respondeu que aguarda as informações do Ministério da Saúde sobre a distribuição de uma nova remessa de imunizantes para a aplicação da segunda dose de Coronavac no estado.
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que a suspensão é temporária e durará até que uma nova remessa de imunizantes seja enviada pelo Ministério da Saúde.
A pasta estadual disse ainda que envia rotineiramente ofícios aos 92 municípios fluminenses orientando que sejam seguidos os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Procurado, o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou.