Cobertura vacinal ‘ideal’ depende da imunização de crianças, aponta Fiocruz
Vice-presidente de Produção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger, disse à CNN que a imunização de adolescentes e crianças é ‘fundamental’
O vice-presidente de Produção da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Marco Krieger, afirmou à CNN, nesta quarta-feira (5), que a imunização de adolescentes e crianças é ‘fundamental’ para tornar a cobertura vacinal contra Covid-19 ‘robusta’ e ‘ideal’ no Brasil.
“É necessário analisar todos os estudos de forma individual, mas certamente a cobertura ideal no país envolve também a vacinação de jovens e crianças contra o novo coronavírus”, destacou Krieger em um trecho da conversa com a CNN.
Conforme apurou o analista de política da CNN Caio Junqueira, o primeiro lote de vacina infantil contra a Covid-19 que o Ministério da Saúde pretende aplicar contemplará 1,25 milhão de doses. Trata-se de 6,25% da população infantil brasileira apta a receber o imunizante, estimada em 20 milhões de crianças entre 5 e 11 anos.
O pesquisador e professor da Fiocruz, Raphael Guimarães, também ressaltou a importância da vacinação de jovens e crianças contra o coronavírus.
“A gente só vai conseguir alcançar uma cobertura vacinal ótima para população brasileira se a gente incluir as crianças, só dessa forma que a gente vai ter para população total uma cobertura vacinal que seja suficiente para bloquear a circulação do vírus”, explicou Raphael Guimarães, especialista em saúde pública da Fiocruz.