Ceará monitora caso suspeito de infecção por variante originária da Índia
Indiano de 35 anos chegou a Fortaleza em 9 de maio e testou positivo para a doença no dia 17; Fiocruz analisa vírus
A Secretaria de Saúde do Ceará está monitorando um caso suspeito de infecção pela variante do coronavírus originária da Índia. O paciente, identificado como um homem indiano de 35 anos, chegou ao estado de avião em 9 de maio. No dia 17, ele testou positivo para Covid-19.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificou o governo do Ceará sobre o resultado positivo para a doença no mesmo dia. O homem é funcionário marítimo e iria embarcar num navio, mas foi impedido pela Anvisa. Ele segue isolado.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está fazendo a análise do material genético coletado do vírus no homem para saber se ele contraiu a cepa originária da Índia ou outra variante do coronavírus.
O Maranhão anunciou, na quinta-feira (20), os primeiros casos de infecção pela variante identificada pela primeira vez na Índia. O governador do estado, Flávio Dino (PCdoB), afirma que adotou um conjunto de esforços para conter a disseminação da nova cepa no Maranhão.
A cepa foi identificada a bordo de um navio chinês que tem seis tripulantes infectados. Um deles foi internado em hospital particular do estado.