Butantan realiza projeto de testagem em massa no interior de SP até domingo (6)
450 casas foram selecionadas para o monitoramento da incidência da doença na cidade
Neste fim de semana, Taquaritinga, a pouco mais de 330 quilômetros de São Paulo, realiza um projeto do Instituto Butantan, chamado “Isolamento Inteligente”, que visa testar em massa os moradores da cidade. O Instituto quer, com isso, detectar pessoas infectadas com a Covid-19 e monitorar a transmissão da doença nesta população.
Todos os moradoras das 450 casas selecionadas serão testados e notificados. Previamanete, os cidadãos tiveram que se cadastrar no site do projeto. As residências começaram a ser visitadas na última quinta-feira (3), e as equipes do Butantan seguirão até domingo (6).
As pessoas passarão por um teste rápido de Covid-19 e receberão o resultado em um aplicativo desenvolvido pelo projeto. Após a chegada do resultado na plataforma, em caso positivo, a orientação é que o cidadão busque uma unidade de saúde imediatamente. Dessa forma, a prefeitura pretende realizar um monitoramento mais minucioso e controlado da incidência da doença em seu território.
Parte da população não será testada, mas, por meio do aplicativo, saberá se teve contato nos últimos 15 dias com alguém que testou positivo. Neste caso, a pessoa também deve procurar uma unidade de saúde e realizar exames de acompanhamento.
Para o projeto ter sucesso são necessários 10 mil usuários ativos no aplicativo. Todos os dias estas pessoas terão que responder perguntas feitas pelo Instituto Butantan, e a partir do cruzamento destes dados será possível fazer um mapeamento completo da Covid-19 em Taquaritinga.