Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Butantan diz que não recebeu doses que ficaram fora da temperatura no RJ

    As câmaras frias que armazenavam a vacina ficaram temporariamente desligadas

    Por Pedro Duran e Beatriz Puente, da CNN Brasil no Rio de Janeiro



     

     

    O Instituto Butantan informou à CNN que ainda não recebeu as 726 doses da Coronavac, que tiveram problemas no armazenamento no Hospital de Bonsucesso, que fica na zona Norte do Rio de Janeiro. Em resposta a um questionamento da reportagem, o Instituto disse que o setor de controle de qualidade, que avalia esse tipo de problema, não foi informado sobre o caso do hospital.

    As doses podem ter que ser descartadas depois de um problema de armazenamento. É que as câmaras frias que armazenavam a vacina ficaram temporariamente desligadas no último domingo (24). O hospital falou em “minutos” mas não soube precisar o tempo da pane que derrubou o resfriamento da vacina.

    A unidade de atendimento público que é administrada pelo Ministério da Saúde até tem geradores, mas o sistema era incompatível com os equipamentos de resfriamento da vacina. Foi por isso que não foram automaticamente acionados quando a luz acabou.

    Em nota enviada à CNN nessa quinta-feira (28/1), o Ministério da Saúde confirmou o problema com as 726 doses e disse que elas seriam enviadas ao Instituto Butantan para uma análise. Se a vacina tiver perdido a capacidade de imunização pode ser descartada.

    A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre o fato de o Butantan não ter recebido a remessa do Hospital de Bonsucesso e ainda aguarda a reposta.