Internações aumentam 40% nos hospitais particulares do Rio de Janeiro
Aumento nas hospitalizações se deve ao avanço da variante Delta da Covid-19 no estado
As internações nos hospitais particulares do Rio de Janeiro aumentaram cerca de 40% nas últimas duas semanas. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o crescimento nas hospitalizações se deve ao avanço da variante Delta da Covid-19.
A linhagem originária da Índia corresponde a 60,3% das amostras sequenciadas no estado. Com isso, só na rede pública da capital fluminense, apenas 7% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão disponíveis.
Seis municípios do estado estão com 100% de ocupação de leitos. Em Nova Friburgo, por exemplo, os leitos de enfermaria também estão todos ocupados.
Novos leitos
À CNN, Graccho Alvim, diretor da Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ), alertou para a necessidade de mais leitos e possível ocupação máxima nas próximas semanas.
“Em julho tinha diminuído a oferta, fechamos leitos. E agora, em 15 dias, chegamos a 70% na capital, com 10 pontos percentuais de aumento. Já houve reabertura de leitos em alguns hospitais, então essa alta pode ser até maior. Em mais 15 dias a expectativa é de preocupação. Se continuar assim, teremos que abrir mais leitos”, afirmou Alvim.
O governo do Rio de Janeiro já anunciou que nas próximas semanas deve contratar 150 leitos, sendo 100 de UTI, por causa do avanço dos números de internação no estado.