Brasil tem mais de 7 mil casos de sarampo; organização alerta para novo surto
Estados que registraram mais casos confirmados são Pará, Rio de Janeiro e São Paulo
A Organização Pan-Americana de Saúde alertou para um novo surto de sarampo no Brasil. O país contabiliza mais de 7 mil casos confirmados da doença neste ano. Cinco pessoas morreram.
Os estados que registraram mais casos confirmados são Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. A região Nordeste, no entanto, é a que concentra o maior número de estados com surto da doença.
Leia também:
Chikungunya pode afetar sistema nervoso central, diz estudo
Brasil completa seis meses da confirmação do 1º caso do novo coronavírus
Belém, a capital do Pará, tem o maior número de vítimas fatais pelo sarampo. Do total de mortes no Brasil neste ano, 60% foram registradas na capital paraense.
Entre dezembro de 2019 e julho deste ano, mais de 14 mil casos de suspeita de sarampo foram notificados no Brasil. Além dos mais de 7 mil confirmados, ainda existem mil casos em investigação.
O Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, para até 31 de agosto, em todo o país
A vacina é do tipo tríplice viral e também imuniza contra a rubéola e a caxumba. A vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias.
Para pessoas com até 29 anos, a orientação é que se tenha tomado duas doses comprovadas. Já quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose do tríplice viral.
(Edição: André Rigue)