Brasil receberá 1,8 milhão de vacinas infantis da Pfizer para Covid na segunda
No próximo mês, a expectativa é que a Pfizer entregue um total de 7,2 milhões de doses e, em março, mais 8,4 milhões de imunizantes
O Ministério da Saúde receberá, na madrugada da próxima segunda-feira (31), o quarto lote das vacinas pediátricas da Pfizer contra Covid-19.
O voo, com 1.810.000 doses do imunizante, está previsto para chegar 3h40 no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). De Viracopos, o lote seguirá diretamente para o Centro de Distribuição da IBL Logística , em Guarulhos, SP.
Ali, elas serão embaladas em caixas climatizadas, com tecnologia capaz de permitir o acompanhamento da localização e temperatura (-90ºC/ -60ºC) em tempo real, até que elas cheguem ao destino final (Secretarias de Saúde de cada um dos 26 Estados e Distrito Federal).
No próximo mês, a expectativa é que a Pfizer entregue um total de 7,2 milhões de doses e, em março, mais 8,4 milhões de imunizantes. O esquema vacinal para crianças com este imunizante é composto por duas doses com um intervalo de oito semanas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do imunizante em crianças de 5 a 11 anos em 16 de dezembro de 2021, mas a faixa etária foi incluída pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 apenas no dia 5 de janeiro.
A Pfizer não é mais a única opção de vacinas para as crianças e adolescentes: quem tem entre 6 e 17 anos também passou a poder receber a Coronavac. A aprovação foi dada pela Anvisa no dia 20 de janeiro.
Diferentemente da Pfizer, que tem uma dosagem diferente para a aplicação em crianças, a vacina Coronavac é a mesma para todos, o que facilitou a capacidade de oferta do imunizante no Brasil.
O Ministério da Saúde autorizou que os estados utilizem dos estoques existentes para vacinar a nova faixa etária e também demonstrou interesse em adquirir 7 milhões de doses com o Instituto Butantan.