Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil recebe menos da metade das vacinas da Pfizer previstas para esta quinta

    Previsão da empresa era entregar 2,6 milhões de doses em dois voos, mas uma das operações foi remarcada "por questões técnicas"

    João de Marida CNN , Em São Paulo

    O Brasil recebeu mais 1,1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer nesta quinta-feira (9). A aeronave vinda de Miami (EUA) com os imunizantes desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), às 20h12.

    O envio faz parte do lote de 8,9 milhões de doses programadas para serem entregues até o próximo domingo (12). Ontem, a farmacêutica também entregou 1,1 milhão de vacinas da primeira remessa do novo cronograma com o Ministério da Saúde.

    A previsão da Pfizer para esta quinta-feira, no entanto, era entregar 2,6 milhões de doses em dois voos, ambos com saída de Miami. Acontece que uma das operações foi remarcada “por questões técnicas”, como informou a empresa na tarde de hoje.

    Por isso, a entrega do lote de 1,5 milhão de doses da vacina será feito na madrugada desta sexta-feira (10). Segundo a empresa, a aeronave com os imunizantes está prevista para pousar em Campinas às 3h.

     

    As vacinas são concedidas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, responsável pela distribuição para estados e município.

    Segundo a pasta, a vacina da Pfizer/BioNTech é a terceira mais utilizada no Brasil. Também estão disponíveis no PNI a Coronavac (Sinovac/Butantan), as vacinas da Oxford/AstraZeneca e Janssen.

    100 milhões de doses em setembro

    O Ministério da Saúde já recebeu 65,8 milhões de doses do primeiro contrato com a Pfizer, assinado em março de 2021. O contrato prevê a entrega de 100 milhões de vacinas no total até o final de setembro.

    A pasta também negociou, em outro contrato assinado em maio, a entrega de outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro. Segundo a Pfizer, o cronograma será cumprido.

    Tópicos