Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil precisa preparar vacinação em massa contra a gripe, diz epidemiologista

    À CNN Rádio, Roberto Medronho disse que epidemia de influenza A em três cidades do RJ pode se espalhar para outras capitais e municípios do Brasil

    Amanda GarciaBel Camposda CNN , Em São Paulo

    Em entrevista à CNN Rádio nesta segunda-feira (13), o professor de epidemiologia da UFRJ, Roberto Medronho, disse que o Brasil precisa ficar alerta com a epidemia de influenza A, que já atinge três cidades do Rio de Janeiro: a capital, São João de Meriti e Japeri.

    Só na capital, 23 mil casos desse tipo de gripe foram registrados nas últimas semanas. “Todo o Brasil deveria estar se preparando com vacinação em massa para evitar óbitos e casos graves de gripe”, disse Medronho.

    Segundo o epidemiologista, a grande explicação para o aumento das infecções é a cobertura vacinal insuficiente contra a doença, classificada como “muito baixa” pelo especialista. “Na capital fluminense, girou em torno de 50%”, alertou.

    Outro fator foi a “baixa da guarda da população”: “A proteção contra a influenza é a mesma da Covid. As pessoas passaram a não usar máscaras em qualquer situação, mesmo em local aberto. Se aglomerou, vai ter transmissão do vírus.”

    “O Brasil está interconectado, poderemos esperar que essa epidemia que está ocorrendo nessas cidades, vá ocorrer em outras regiões metropolitanas e municípios”, acrescentou Medronho.

    A influenza A é mais perigosa para os grupos de risco, de acordo com o epidemiologista: crianças, gestantes, imunossuprimidos e idosos.

    Ele reforça que a vacinação é essencial para todas as pessoas para evitar que a doença evolua para casos graves e mortes.

    Tópicos