Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Organização Pan-Americana da Saúde: Brasil é risco para si mesmo e outros países

    Vice-diretor da OPAS/OMS, Jarbas Barbosa alertou para risco do surgimento de novas cepas do coronavírus caso Brasil não adote medidas mais restritivas

    Produzido por Vinícius Tadeu*, da CNN, em São Paulo

    Vice-diretor-geral da OPAS/OMS (Organização Pan-Americana da Saúde), o médico sanitarista e epidemiologista Jarbas Barbosa alertou, em entrevista à CNN, sobre o risco de novas variantes do coronavírus continuarem surgindo no Brasil caso medidas mais restritivas não sejam adotadas no país. Ele, inclusive, disse que o Brasil representa hoje um risco para todo o planeta.

    “Todo país onde a transmissão se encontra descontrolada representa um risco para si mesmo e para todos”, afirmou Barbosa. Ele explicou que variantes de vírus são consequências das mutações naturais, mas a brasileira, conhecida como P1 e que indicou maior transmissibilidade nos estudos iniciais, pode impactar severamente os sistemas nacionais de saúde.

    “[Variantes] podem mudar o comportamento do vírus para melhor ou pior. Transmitindo mais rápido, vamos ter uma proporção maior de casos graves sendo gerados. Inevitavelmente os serviços de saúde não conseguem atender a demanda”, completou.

    Uma solução eficaz, mas incômoda social e economicamente seria um lockdown para conter os casos de Covid-19 e, por consequência, reduzir a transmissão do coronavírus no país. Barbosa destaca que a adoção de medidas mais restritivas como o lockdown “tem que ser avaliada com muito critério” por causa dos diferentes impactos na sociedade.

    “Pela primeira vez, vemos esse crescimento da transmissão de forma homogênea em todos as regiões, mas, em alguns momentos, a suspensão de atividades não essenciais de maneira mais rigorosa demonstrou capacidade de conter e reduzir a transmissão sem nenhuma dúvida”, disse o médico.

    Paciente com Covid-19 transferido de Manaus chega a Recife
    Paciente com Covid-19 durante transferência de hospital para tratamento intensivo da doença
    Foto: Rodrigo Baltar/Agência Pixel Press/Estadão Conteúdo (26.jan.2021)

    (*supervisionado por Elis Franco)