Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Avanço da vacinação faz SP bater recorde diário de aplicação de doses três vezes

    São Paulo aplicou 717,3 mil doses na última sexta-feira (13)

    Estado de São Paulo bateu três vezes seu recorde de aplicação de doses de vacinas contra a Covid-19
    Estado de São Paulo bateu três vezes seu recorde de aplicação de doses de vacinas contra a Covid-19 Foto: Governo de São Paulo

    Carolina Figueiredo, da CNN, em São Paulo

    O estado de São Paulo registrou o terceiro dia desta semana com recorde diário na aplicação da vacina contra a Covid-19. Na última sexta-feira (13), foram 717,3 mil aplicações nos 645 munícipios do estado, que já vacinou mais de 65% da população total com a primeira dose dos imunizantes.
    Os recordes anteriores foram registrados na quinta-feira (12), com 680 mil doses aplicadas em 24 horas, e na terça (10), quando 640,5 mil vacinas foram aplicadas.

    Segundo dados da Agência CNN, São Paulo — o estado mais populoso do Brasil — tem a vacinação mais avançada do país. Foram aplicadas, até a manhã deste domingo (15), 30.924.857 imunizantes da primeira dose e 12.858.844 segundas doses ou doses únicas das vacinas contra o coronavírus. O estado já aplicou a primeira dose da vacina em mais de 85% da população com mais de 18 anos, e 35% dessa população já completou o esquema vacinal.

    De acordo com a última atualização do Plano Estadual de Imunização de São Paulo, a expectativa é vacinar toda a população maior de 18 anos até amanhã (16). Na quarta (18), está previsto o início da vacinação de adolescentes de 16 e 17 anos com comorbidades ou deficiências, além de gestantes e puérperas desta faixa etária. De 26 a 29 de agosto o mesmo grupo deve ser vacinado, mas aqueles com idades entre 12 e 15 anos.

    A partir do dia 30 deste mês está prevista a vacinação de adolescentes sem comorbidades de 15 a 17 anos. E de 6 a 12 de setembro a expectativa é vacinar adolescentes sem comorbidades de 12 a 14 anos.

    O calendário estadual serve como orientação para os munícipios, mas cada cidade define suas faixas etárias e calendários de acordo com o avanço da vacinação.

    Após um imbróglio com o Ministério da Saúde sobre o envio de doses da Pfizer ao estado, o governo chegou a afirmar que a vacinação do dia 18 estava comprometida, mas depois confirmou a data. O imunizante da Pfizer é o único que pode ser aplicado em adolescentes, conforme autorização da Anvisa. São Paulo alega que o Ministério enviou 50% a menos das doses que deveria.

    A Secretaria da Saúde do estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado, ingressou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a alegada redução de distribuição de doses. O Ministério da Saúde disse que fará a reposição, mas acusa SP de ter ficado com doses a mais da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan. O estado nega.

    No Brasil, foram aplicadas até este domingo 164.235.739 doses das vacinas contra a Covid-19. Mais de 70% da população com mais de 18 anos recebeu a primeira dose da vacina e 30% completou o esquema vacinal. O Brasil é o 4º país que mais aplicou doses absolutas no mundo, e está em 67º lugar quando consideradas as aplicações a cada 100 mil habitantes.