Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais da metade de uma tribo indígena de Angra dos Reis é infectada pela Covid-19

    Segundo informações da Prefeitura de Angra dos Reis, 200 indígenas se recuperaram da Covid-19, um morreu e dois casos estão sob investigação

    Por Beatriz Puente*, da CNN, no Rio de Janeiro

    Mais da metade de uma tribo indígena de Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, foi infectada pelo novo coronavírus. Subgrupo dos guaranis, os mbya, somam cerca de 350 pessoas e 203 delas já tiveram a doença desde o início da pandemia.

    Segundo informações da Prefeitura de Angra dos Reis, até esta quarta-feira (6), 200 indígenas se recuperaram da Covid-19, um morreu e dois casos estão sob investigação. O último confirmado foi no dia 23 de dezembro de 2020.

    Leia também:
    MP de Bolsonaro libera compra de vacina sem licitação e antes de aval da Anvisa
    Brasil deve ser 3 vezes mais rápido que EUA para cumprir 1ª meta de vacinação
    Governador do RJ: estado pode comprar vacinas se governo federal demorar

    A administração municipal explicou que a contaminação se deu porque muitos circulam pela cidade e esclareceu que o grupo é examinado mensalmente. A última testagem em massa foi feita na semana passada.

    No início da pandemia, uma ala do hospital municipal foi destinada apenas para tratar os indígenas. Para manter a tradição, o pajé, líder espiritual da tribo, manteve os trabalhos de forma virtual.

    Os mbya moram na terra indígena guarani de Bracuí, em Angra dos Reis, cujo processo de demarcação foi finalizado pelo governo federal em 1996, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    A aldeia fica no alto da serra, em meio à Mata Atlântica, e mais da metade dos habitantes é de crianças.

    Texto atualizado para correção de informação sobre a forma de contaminação na tribo, que ocorreu após circulação dos indígenas na cidade

    *sob supervisão de Pauline Almeida

    Tópicos