Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ao menos 10 cidades do Rio estão sem vagas para leitos de UTI

    16 cidades fluminenses estão em colapso com taxas de ocupação de leitos de UTI acima de 90%

    Leitos de UTI para pacientes da Covid-19
    Leitos de UTI para pacientes da Covid-19 Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará (15.jul.2020)

    Iuri Corsini, Beatriz Puente, Stéfano Salles, da CNN, no Rio de Janeiro

    Ao menos 16 municípios do Rio de Janeiro estão com taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 acima dos 90%, segundo levantamento feito pela CNN, que levou em consideração dados do painel coronavírus do estado e também informações repassadas pelas próprias prefeituras.

    Dentre os 16 municípios, pelo menos 10 cidades estão com 100% dos leitos de UTI ocupados. Percentualmente, é possível afirmar que no mínimo 17,3% dos municípios fluminenses estão com seus leitos de UTI praticamente ou totalmente esgotados, demonstrando a grave situação da pandemia da Covid-19. 

    Os municípios com todos os leitos de UTI esgotados São Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, São Sebastião do Alto, Seropédica e Vassouras. 

    Já a capital fluminense está com 95% dos leitos de UTI para Covid-19 ocupados.

    Até a noite de quinta-feira (18), 391 pessoas aguardavam na fila de espera por leitos de Covid-19, sendo 278 para UTI e 113 para enfermaria. Este é o maior número desde 22 de dezembro de 2020 e representa um aumento de mais de 10 vezes em relação ao primeiro dia de março deste ano, quando a fila de espera era de apenas 37 pessoas.

    Diante do grave quadro, inclusive com o maior número de internações em Unidades de Terapia Intensiva desde o início da pandemia, o prefeito do Rio deve anunciar hoje (19) novas e mais rígidas medidas restritivas na cidade.

    Na última quarta-feira (17), o governador em exercício, Cláudio Castro, já havia anunciado a prorrogação por uma semana das medidas de contenção adotadas, como a proibição da permanência de pessoas em vias públicas das 23h às 5h e da realização de eventos. 

    Enquanto isso, na corrida para vacinar a população carioca, a prefeitura do Rio anunciou um novo calendário de imunização, feito de acordo com as entregas previstas pelo Ministério da Saúde.

    Anteriormente o calendário previa vacinação até o próximo sábado, dia 20 deste mês. Agora, segundo divulgado pela prefeitura do Rio, o calendário de vacinação seguirá até ao menos o dia 03 de abril, destinado a pessoas com 70 anos ou mais. Novamente, será feita uma divisão por gênero. Ou seja, homens serão vacinados em determinados dias, e mulheres em outros.