Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anvisa cria comissão para avaliar registro e autorização de vacinas

    Técnicos darão suporte técnico aos processos para garantir celeridade

    Novo carregamento da Coronavac chega ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)
    Novo carregamento da Coronavac chega ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) Foto: CNN (24.dez.2020)

    Karine Melo, Agência Brasil

    Uma Comissão Provisória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai acompanhar, avaliar e atuar nos procedimentos de registro e autorização de uso emergencial de vacinas contra a covid-19.  

    Sob a coordenação técnica de um servidor especialista, a comissão vai alinhar as ações de diversas áreas da Anvisa para dar suporte técnico aos processos e garantir celeridade nas decisões e na avaliação completa dos aspectos de segurança, qualidade e eficácia dos imunobiológicos, com foco no processo de monitoramento, após aprovação pela Agência. 

    Leia também:
    Para cientista político, ‘só aprovação de reformas tira o Brasil do atoleiro’
    Prefeito de Santos diz que anúncio de restrições foi ‘em cima da hora’

    De acordo com a Portaria Conjunta 1/2020, publicada ontem (23), no Diário Oficial da União (DOU), a coordenação da comissão “poderá convidar, quando necessário, representantes de outras unidades organizacionais da Anvisa e também de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas ligados ou não a sociedades cientí?cas ou médicas, para o cumprimento das competências da comissão, assegurando o interesse público”. 

    “Ressalta-se que a Comissão terá caráter consultivo quanto à proposição das autorizações temporárias de uso emergencial, sendo a deliberação ?nal atribuída à Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa”, explicou a Anvisa.

    Destaques do CNN Brasil Business:
    Mutação do vírus da Covid-19 é maior preocupação do mercado financeiro para 2021
    Energia mais barata em 2021: Aneel aciona bandeira amarela para janeiro

    A comissão será extinta quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim da atual emergência em saúde pública de importância internacional provocada pela covid-19.

    “A Portaria Conjunta é mais uma medida que favorece a segurança dos pacientes, pré-requisito essencial, especialmente no que diz respeito ao monitoramento da autorização de vacinas a serem disponibilizadas aos brasileiros”, disse o diretor da Anvisa Alex Campos.