Amparo-SP teve mais mortes por Covid-19 em maio do que em todo o ano passado
À CNN, o prefeito da cidade, Carlos Alberto Martins, contou que pacientes tiveram de ser mandados para casa devido ao colapso na saúde
O prefeito de Amparo, cidade do interior de São Paulo que faz parte do Circuito das Águas, Carlos Alberto Martins, disse que a região está no “olho do furacão” da pandemia, com o sistema de saúde colapsado.
Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (14), ele contou que o mês de maio teve mais óbitos por Covid-19 do que em todo o ano passado: “Em maio, tivemos 48 mortes. Ano passado, de março a dezembro, foram 38.”
Segundo o prefeito, pacientes com o pulmão comprometido tiveram de ser mandados para casa, já que não havia vagas para tratamento.
São 34 leitos de UTI na cidade, com 40 leitos de enfermaria. “Todos estão colapsados. Tivemos pessoas indo para casa com 60% do pulmão tomado pela infeção, sem ter a oportunidade de lutar contra a doença em um leito”, contou Carlos Alberto.
“Tenho gente na enfermaria com 80% do pulmão tomado, precisando urgentemente de uma vaga de UTI, isso nos deixa angustiados”, completou.
Para conter o avanço da pandemia, o prefeito adotou medidas restritivas, como fechamento do comércio, limitação de hóspedes em hotéis e proibição de aglomerações.
Segundo ele, há sinais de que o lockdown dará resultado: “Apesar de ser cedo ainda, começaremos a colher o resultado nos próximos 15 dias.” O prefeito fez um alerta para que turistas consultem os canais oficiais da cidade antes de viajar, já que as restrições ainda estão em vigor.