Aliados do governo de SP acionam Temer para negociação com China por vacina
Aliados do governo de SP acionam Temer para agilizar negociação com China por vacina
Na tentativa de agilizar as negociações com a China e garantir a importação de insumos para a produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, interlocutores do governo de São Paulo recorreram ao ex-presidente Michel Temer (MDB).
A ideia, segundo a CNN apurou, é que o ex-mandatário do Palácio do Planalto entre em campo com a missão de distensionar a relação entre os dois países e garantir que a matéria-prima dos imunizantes chegue ao país.
Num movimento paralelo, o Planalto avalia escalar a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para atuar ao lado do chanceler Ernesto Araújo.
Segundo a CNN apurou, Temer foi procurado nesta terça-feira (19) por empresários paulistas, que mantêm boa interlocução com o governador João Doria (PSDB). De acordo com relatos, o ex-presidente se prontificou a ajudar imediatamente.
A expectativa é que Temer converse com o embaixador da China em Brasília, Yang Wanming, nos próximos dias. Durante seu governo, o emedebista construiu uma boa relação com o governo chinês.
O ex-mandatário também possui uma boa interlocução com o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e, no ano passado, liderou a ajuda humanitária do Brasil após a explosão em Beirute.
A avaliação é a de que o ex-presidente pode ajudar a restabelecer o diálogo entre Wanming e o Brasil. Autoridades que estiveram recentemente com o embaixador da China dizem que o sentimento é o de que a relação com o governo Jair Bolsonaro está esgarçada.
Nesse cenário, a ordem no Planalto, agora, é para que haja um esforço de reaproximação com o governo chinês.
A ideia é que Tereza Cristina e Roberto Campos Neto auxiliem o chanceler brasileiro. A avaliação no governo é a de que a ministra pode ter papel importante, uma vez que tem expertise na relação diplomática com os chineses. Já o economista é visto como alguém dentro do governo com bom trânsito no ministério das Finanças do país asiático.