5% dos homens britânicos lavam suas toalhas uma vez ao ano e correm risco de infecção, mostra pesquisa
Especialistas explicam que bactérias presentes no tecido úmido podem provocar problemas de pele
O banheiro, que deveria ser o cômodo de higiene pessoal, pode não ter esse papel para diversos residentes do Reino Unido.
Pesquisa da Showers to You, fornecedora de itens para banheiros, revelou que 5% dos homens britânicos higieniza suas toalhas apenas uma vez ao ano. Quanto às mulheres, a porcentagem diminui para 1%.
De acordo com o levantamento realizado com 2.200 pessoas do país, um em cada 10 afirmou que lava as toalhas apenas duas vezes ao ano.
Devido a essa prática de má higiene, centenas de pessoas podem estar em risco de contraírem uma infecção de pele ou outros problemas de saúde.
Em entrevista ao Daily Mail, o dermatologista Dr. Hamdan Hamed explicou que o ambiente úmido desses tecidos é propício ao crescimento de bactérias e fungos, dentre eles os causadores de problemas de pele, pé de atleta e outras infecções fúngicas.
Ainda assim, 11% dos entrevistados afirmaram não estar nem um pouco preocupados com as questões de higiene.
Dentre os motivos que os levam a lavar as toalhas, mesmo que poucas vezes ao ano, 67% indicou a limpeza visual, 61% devido ao cheiro e 58% por “número de utilizações”.
O dermatologista recomenda lavar as toalhas a cada três ou quatro utilizações para eliminar bactérias, sujeira, células mortas da pele e alérgenos”.
Martin Smith, fundador da Showers to You, disse que “muitas pessoas podem estar ignorando uma etapa fundamental para garantir a higiene adequada do banheiro”, já que esse espaço deveria ser, em teoria, um dos mais limpos da casa.
Ele acrescenta que todos deveriam manter uma rotina regular seguindo as orientações dos profissionais de saúde.