108 profissionais de enfermagem já morreram por Covid-19, diz Cofen
Conselho liberou levantamento na data em que se celebra o Dia Mundial da Enfermagem; profissionais mais afetados estão em SP e no RJ
No Dia da Enfermagem, comemorado neste 12 de maio, cerca de 108 profissionais de enfermagem já morreram por Covid-19 e 14.105 estão infectados com o coronavírus. As informações são do painel Observatório da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), atualizados nesta terça-feira.
Segundo o painel, os estados com mais profissionais de enfermagem infectados são o Rio de Janeiro (3.068) e São Paulo (3.382). A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que registrou, até o momento, 5.571 profissionais de hospitais da rede pública foram afastados por Covid-19 ou por suspeita, sem especificar quantos deles eram casos confirmados ou profissionais específicos de enfermagem.
Leia também:
Quase 9 mil enfermeiros já foram afastados por causa da COVID-19 no Brasil
Enfermeiro curado da COVID-19 recebe surpresa no retorno ao trabalho
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que possui, até o momento, 1.080 profissionais de saúde afastados por suspeita ou confirmação de coronavírus.
Em relação às mortes, o painel informa que o estado com maior registro é o Rio de Janeiro, com 29, seguido por São Paulo, com 27.
Até essa data, a Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou a morte de 20 profissionais da rede estadual por coronavirus, enquanto a secretaria do Rio registrou 16 mortes de profissionais de saúde.