Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: CPI mostra como empresas que intermediam negócios ganham dinheiro

    Próximos passos na CPI da Pandemia sobre o processo de compra da vacina indiana serão ainda mais importantes para entender atuação da Precisa Medicamentos

    Da CNN, em São Paulo

    No quadro CNN Poder desta quarta-feira (30), na CNN Rádio, William Waack fala sobre desdobramentos das suspeitas sobre a compra da vacina Covaxin mostrados pela CPI da Pandemia e analisa como eles revelam a forma de ganhar dinheiro de empresas que fazem a intermediação de negócios com o governo.

    “Como que ganha dinheiro uma empresa que vai ao governo brasileiro, ao Ministério da Saúde, e diz assim: ‘eu tenho como comprar vacina para vocês, vamos assinar um contrato e eu vou intermediar essa compra na índia – Covaxin’”, exemplificou Waack.

    “É o que está surgindo agora na CPI da Pandemia. Para quem está de cansado da CPI, não fique. É importante o que vem agora: uma mercadoria é a vacina e todo mundo quer, pagando o que for”, completou.

    Ele falou que é nesse ponto que começam a aparecer os “rolos”, já que esse processo depende de licenças de importação do Ministério da Saúde, e de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – órgãos públicos.

    E isso faz com que agentes políticos tentem influenciar servidores para que os negócios “andem mais rápido” em troca de possíveis benefícios.

    “É a principal suspeita no momento e um clássico. Toda vez que um bem é escasso e o governo controla, de uma forma ou de outra, isso acaba sendo vendido por fora.”

    Tópicos