Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Waack: Candidatura de Jair Bolsonaro tomou um tiro de advertência

    Por iniciativa do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, foi feita uma representação contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral

    William Waackda CNN

    A candidatura de Jair Bolsonaro tomou um tiro de advertência. Veio pela Procuradoria-Geral Eleitoral, o Ministério Público no âmbito das eleições.

    Por iniciativa do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, foi feita uma representação contra Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral.

    A representação acusa Bolsonaro de mentir sobre urnas eletrônicas. Pior ainda: o acusa de tentar influenciar o eleitorado contra o sistema de votação.

    Pede ao TSE que mande retirar imediatamente do ar vídeos da reunião com embaixadores estrangeiros nas quais Bolsonaro se pronunciou contra o sistema eleitoral brasileiro. E pede o pagamento de multa, que é irrisória.

    A importância do que aconteceu está no gesto. É o Ministério Público colocando Bolsonaro numa situação delicada, se continuar insistindo nos ataques às urnas.

    Foi aquele deplorável episódio da reunião com os embaixadores que detonou um amplo movimento cívico que levou centenas de milhares de pessoas a assinar uma carta em defesa da democracia que será lida numa série de manifestações marcadas para esta quinta-feira, 11 de agosto. Além de manifestos de várias outras entidades da sociedade civil.

    É óbvio o respaldo que também o Ministério Público está dando à mobilização em defesa do respeito às regras do jogo.

    Tópicos