Waack: Âmbito da investigação da CPI é extraordinariamente amplo e falta foco
Comissão avançou bastante nos últimos dias em sua narrativa, mas a toda narrativa política se contrapõe uma outra
No quadro CNN Poder desta quarta-feira (23), na CNN Rádio, William Waack analisa os últimos desdobramentos da CPI da Pandemia e aponta uma de suas fraquezas: falta de foco.
“Quem acompanha o noticiário da pandemia, que virou uma espécie de reality show – cada um tem seu vilão e herói favorito – acaba se perguntando: ‘afinal, estão investigando o que’”, questionou Waack.
“O âmbito da investigação é extraordinariamente amplo, é estabelecer de que maneira o governo conseguiu ou não – como o número de mortos indica – enfrentar de maneira exitosa a expansão da Covid-19, portanto, da pandemia. Mas falta um foco.”
Ele ressaltou que nos últimos dias os senadores da ala opositora, que procuram ajustar o foco da comissão, acreditam ter achado um “rabo” que se for puxado vai mostrar uma “ratazana horrorosa, a da roubalheira”.
“Teria havido superfaturamento, truques, troca de influência para que empresas particulares pudessem comprar na Índia vacinas a preços exorbitantes”, disse Waack.
“O problema é que mesmo se tiver ocorrido roubalheira, a pergunta fica de pé: isso explica o que o atual número de mortos indica, uma forma desastrosa de enfrentar a doença?”
Ele disse que, neste ponto, a CPI da Pandemia avançou bastante, mas trata-se de uma narrativa. E a toda narrativa política se contrapõe uma outra.