Voto útil é um movimento espontâneo de pequeno grupo de eleitores, diz Lavareda
Em entrevista à CNN nesta sexta-feira (15), o presidente do Conselho Científico do Ipespe avaliou os resultados da última pesquisa Folha/Globo/Datafolha
O presidente do Conselho Científico do Ipespe, Antonio Lavareda, afirmou nesta sexta-feira (16) que o voto útil é um movimento espontâneo de pequeno grupo de eleitores.
Ele avaliou os resultados da última pesquisa Folha/Globo/Datafolha para as eleições presidenciais de 2022, em entrevista à CNN.
“O voto útil é movimento de um conjunto de eleitores pequeno, frequentemente espontâneo e, quando convocado pelo candidato, pode criar problemas para aqueles que veem a ameaça de terem seus eleitores subtraídos na reta fenal da campanha.”
Para o especialista, esses candidatos podem reagir “com muita contundência”, prejudicando a campanha dos demais.
A pesquisa Datafolha mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 45% das intenções de voto na corrida pelo Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 33%. Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 8%; Simone Tebet (MDB), com 5% e Soraya Thronicke (União Brasil), com 2%. Outros candidatos não pontuaram.
Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]