Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    “Voto útil é menosprezar a inteligência da população”, diz Carlos Lupi

    À CNN, o presidente do PDT defendeu a candidatura do partido e a proposta de mudança do modelo econômico

    Marcello Sapioda CNN

    O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse à CNN, nesta sexta-feira (23), que o voto útil é “menosprezar a inteligência da população” e defendeu a candidatura do
    partido.

    “Voto útil é menosprezar a inteligência da população, é desrespeitar a existência de um partido. O nosso partido tem 42 anos de existência. É o nosso direito de apresentar uma candidatura”, afirmou.

    Sobre uma possível aliança com o PT, Lupi comentou que a divergência entre os partidos é “profunda” e criticou a postura de Lula.

    “Nós temos uma divergência com o PT profunda no substantivo. Nós queremos mudar o modelo econômico, o Ciro escreveu até um livro falando sobre a ideia, e ao invés que discutirem isso, em vez de fazerem parte de debate, não vão, assim como Lula que anunciou que não vai no sábado”, disse.

    Ele também afirmou que a chapa vai “lutar para estar” no segundo turno. Por outro lado, disse que, caso a candidatura não vá, a história do PDT “não é de ter neutralidade”.

    “Nós ainda estamos no primeiro turno e vamos ver até às 17h do dia 2 de outubro. Vamos lutar para estar nesse grupo, mas a partir do momento tem a decisão, aí eu vou reunir a direção do partido, eu tenho a minha opinião pessoal, mas me curvarei à maioria. A nossa história não é de ter neutralidade. A nossa história é ter um lado, doa a quem doer”, concluiu.

    Lupi também comentou que vai respeitar o resultado das urnas, em caso de derrota no primeiro turno, mas afirmou que, em um eventual segundo turno sem Ciro Gomes, o partido “jamais” apoiaria Jair Bolsonaro.

    “Se a população dizer que não somos nós, vamos respeitar. Só digo uma coisa, (sobre a possibilidade de apoio no segundo turno) com Bolsonaro, jamais!”, concluiu.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

     

    Tópicos