Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Votação começa no país e vai até as 17h (horário de Brasília); acompanhe ao vivo

    Veja quem pode votar, quais documentos são necessários e como consultar local de votação; pela primeira vez, país inteiro votará ao mesmo tempo

    Léo Lopesda CNN , em São Paulo

    As eleições gerais de 2022 começaram oficialmente no Brasil, neste domingo (2), com a abertura das seções eleitorais a partir das 8h, pelo horário de Brasília. Mais de 156 milhões de eleitores poderão escolher nas urnas eletrônicas seus representantes para os próximos quatro anos.

    Acompanhe no player acima toda a programação ao vivo da CNN para as Eleições 2022

    Pela primeira vez, o processo eleitoral acontece em horário uniformizado em todo o país. Todas as urnas fecharão às 17h, pelo horário de Brasília, e a apuração e a divulgação dos resultados ocorrerão logo em seguida.

    Veja abaixo como fica a votação nas cidades com fusos horários diferentes do de Brasília, quem precisa votar, quais documentos são necessários, como encontrar seu local de votação e outros detalhes das eleições.

    Quem deve votar?

    No Brasil, a participação nas eleições é obrigatória àqueles que são maiores de 18 anos e menores de 70.

    A participação de jovens com 16 e 17 anos, e maiores de 70 anos, também é permitida, porém não é obrigatória.

    Horário uniforme

    As urnas brasileiras vão abrir e fechar concomitantemente em todo o país. A regra estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uniformiza a votação pelo horário de Brasília, das 8h às 17h.

    Como o Brasil possui dimensões continentais e abrange quatro fusos horários, alguns locais terão mudanças nos horários. Veja abaixo como ficam as exceções, com base nos horários locais:

    • Votação das 6h às 15h:
      Todo estado do Acre; cidades amazonenses de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Amarurá, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Tabatinga, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini e Lábrea.

    • Votação das 7h às 16h:
      Demais municípios do Amazonas; estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso

    • Votação das 9h às 18h:
      Fernando de Noronha

    Qual o meu local de votação?

    A consulta ao local de votação pode ser feita no portal do TSE, disponível neste link. Basta preencher nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

    Título de eleitor é obrigatório para votar? E a biometria?

    Os eleitores não precisam apresentar o título de eleitor ao chegar em sua seção eleitoral. No entanto, deverão apresentar obrigatoriamente um documento oficial com foto que comprove sua identidade ou o e-Título (apenas para quem cadastrou a biometria).

    Aqueles que não tiraram o título de eleitor ou regularizaram a situação eleitoral até 4 de maio não poderão participar das eleições.

    De acordo com o TSE, quem já teve a biometria coletada pela Justiça Eleitoral poderá utilizar as digitais como forma de identificação. No entanto, aqueles que ainda não realizaram o cadastro biométrico devem apresentar um documento com foto para votar normalmente.

    Título de eleitor segurado por mesário em eleições. / Edilson Rodrigues/Agência Senado

    Documentos aceitos no local da votação:

    • e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
    • Carteira de identidade;
    • Identidade social;
    • Passaporte;
    • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
    • Certificado de reservista;
    • Carteira de trabalho;
    • Carteira nacional de habilitação.

    Como votar?

    No primeiro turno das eleições, estão em disputa os cargos para deputado federal, estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

    É nessa ordem que as opções aparecerão na urna eletrônica para o eleitor.

    A recomendação do TSE é que o nome e fotografia do candidato ou candidata sejam conferidos antes da confirmação do voto.

    “Na cabine de votação, não é permitido o uso de aparelho celular, fotográfico, de filmagem ou de qualquer outro tipo que viole o sigilo do voto. O eleitor deve deixar o equipamento com o mesário antes de votar”, informa o TSE.

    FOTOS –

    Tópicos