Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Voa Brasil: À CNN, ministro prevê inclusão de 35 milhões de passageiros nas próximas fases

    Programa de incentivo à aviação deve incluir estudantes do Prouni e Pronatec na segunda fase, prevista para o primeiro semestre de 2025

    Da CNN

    O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou em entrevista à CNN que o programa Voa Brasil deve incluir mais de 35 milhões de passageiros nas próximas fases.

    A iniciativa, que visa democratizar o acesso ao transporte aéreo no país, já disponibilizou mais de 3 milhões de passagens aéreas para idosos aposentados pelo INSS em sua primeira etapa.

    Costa Filho anunciou que a segunda fase do programa, prevista para o primeiro semestre de 2025, contemplará estudantes inscritos no Prouni e Pronatec.

    “Nossa ideia é anunciar no primeiro semestre de 2025. Nós estamos estruturando agora, nos próximos quatro, cinco meses, todo o levantamento de banco de dados dos estudantes, analisando programa por programa”, explicou o ministro.

    Impacto econômico e crescimento do setor

    O ministro ressaltou a importância do programa para a economia brasileira: “Quanto mais passageiros viajando pelo Brasil, isso vai movimentar a economia do turismo de negócios, do turismo de base e vai gerar emprego, vai gerar renda e é muito importante para o Brasil.”

    Costa Filho apresentou dados que demonstram o crescimento do setor aéreo desde o início do governo Lula. Em 2022, o Brasil registrou 98 milhões de passageiros, número que saltou para 112 milhões em 2023, representando um aumento de 15%. Para 2024, já se observa um crescimento de 10% nas passagens vendidas.

    Recomendações aos consumidores

    O ministro aproveitou a oportunidade para aconselhar os brasileiros sobre a compra de passagens aéreas. Ele recomendou que os consumidores adquiram seus bilhetes com maior antecedência, seguindo o modelo praticado na Europa e nos Estados Unidos.

    “Se você comprar uma passagem daqui a 3, 4, 6 meses, o preço vai ser muitas vezes 30% do que uma passagem comprada de última hora”, orientou Costa Filho, enfatizando a importância do planejamento para obter melhores preços.

    Com estas medidas e o crescimento projetado, o governo federal espera consolidar o Voa Brasil como um programa de inclusão social, fortalecendo o setor aéreo e estimulando o turismo interno nos próximos anos.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos