Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Vital do Rêgo nega racha e traição a Tebet após jantar do MDB com Lula

    À CNN, senador afirmou que o diretório da Paraíba irá apoiar Lula na corrida presidencial

    Isabella GalvãoGiovanna Galvanida CNN

    em São Paulo

    Após nomes do MDB jantarem com o ex-presidente Lula (PT) na segunda-feira (11) — um gesto que contrasta com a pré-candidatura de senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência –, o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) disse à CNN nesta terça-feira (12) que não há “racha” nem “traição” dentro da legenda, e sim a consolidação da “autonomia regional” dos diretórios para escolher um nome a ser apoiado.

    Não são rachas e gestos de desconhecimento à legitimidade da candidatura de Simone Tebet“, disse Vital do Rêgo. “Não descreio na viabilidade de uma candidatura, só não posso me enganar e nenhum de nós poderia desconhecer as realidades cristalizadas”.

    Segundo o senador, a autonomia regional do MDB para escolher o nome apoiado à Presidência considera “a realidade local e regional” que, no Nordeste, possui relações “indissociáveis” com a melhoria nas “condições de vida da população com o presidente Lula”, argumentou.

    Vital do Rêgo confirmou que o diretório do MDB da Paraíba irá apoiar Lula, e disse que o mesmo movimento pode surgir de outras lideranças regionais do partido.

    “Não nos apresentamos como senhores da razão, mas não podemos nos apresentar como ingênuos. A senadora Simone tem legitimidade, competência, mas se deparou, até pelo curto período para fazer a pré-campanha [com] as mesmas dificuldades que João Doria, Ciro Gomes e Eduardo Leite tem”, afirmou.

    Além disso, o senador destacou que Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, também possui uma “responsabilidade” com a eleição aos nomes do Senado e Câmara, e que o movimento de liberar as bancadas para diferentes alinhamentos seria uma ação estratégica.

    “Essa autonomia será dada em conformidade com as estratégias locais. Foi assim na Paraíba, e não estou desconhecendo o valor e qualidade a tudo aquilo que encerra a pessoa da nossa companheira Simone Tebet”, afirmou.

    O senador também defendeu a pré-candidatura para além dos termos estratégicos ao afirmar que “mais que uma candidatura do PT, existe uma candidatura de propósitos e de lutas para que reconstruamos o Brasil”.

    Questionado sobre o que foi tratado no jantar com Lula — que, segundo a analista Thais Arbex, da CNN, contou com comentários críticos às falas do petista em relação a pautas como o aborto –, Vital do Rêgo afirmou que o ex-presidente “se prepara” para retomar um contato mais amplo com as ruas e disse que a apresentação oficial da chapa será feita no dia 7 de maio.

    Debate

    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    *Isabella Galvão produziu a entrevista supervisionada por Layane Serrano, da CNN