Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Vice da Câmara diz que espera Lira para decisão sobre Valdevan Noventa

    O presidente da Casa deve retornar ao Brasil até a madrugada de domingo

    Luciana Amaralda CNN , em Brasília

    O vice-presidente da Câmara do Deputados, Lincoln Portela (PL-MG), afirmou nesta sexta-feira (10) à CNN que vai esperar o retorno do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para que qualquer medida sobre o caso de Valdevan Noventa (PL-SE) seja tomada.

    Por três votos a dois, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou decisão que suspendeu cassação determinada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e que devolveu o mandato ao deputado Valdevan Noventa, acusado de abuso de poder econômico e compra de votos na eleição de 2018.

    O resultado reverte a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, que derrubou a condenação imposta pelo TSE ao deputado.

    Questionado se tomaria alguma medida diante da situação de Valdevan, Lincoln Portela disse que Lira “não deixou recomendação ou determinação neste sentido”. Por isso, afirmou, vai esperar que o presidente da Câmara retorne dos Estados Unidos, onde acompanha comitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

    A previsão é que Lira chegue ao Brasil até a madrugada deste domingo (12), informou.

    Procurada pela reportagem, a assessoria de Valdevan Noventa afirmou que o deputado não vai se manifestar no momento.

    A decisão do STF possui impacto direto na composição da Câmara dos Deputados. Isso porque, com a decisão da cassação de Valdevan, quem assumirá a vaga é Márcio Macedo, do PT. Desta forma, o PL terá uma vaga a menos na Câmara e o PT, uma a mais.

    Tópicos