Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Veja histórico de votação do PT para a Presidência

    Com mais de 60 milhões de votos no segundo turno, Lula se tornou o presidente mais votado da história

    Eleitores comemoram a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente da República do Brasil pela terceira vez
    Eleitores comemoram a vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente da República do Brasil pela terceira vez WAGNER VILAS/ONZEX PRESS E IMAGENS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Danilo Moliternoda CNN

    São Paulo

    Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o presidente da República eleito com mais votos na história do Brasil. O petista recebeu mais de 60,3 milhões de votos nas eleições deste domingo (30).

    O pleito teve o maior número de eleitores aptos já registrado, 156 milhões. Desde a redemocratização, o número mantém tendência de aumento.

    Anteriormente, a maior votação do PT havia sido registrada no segundo turno de 2006, quando Lula foi reeleito presidente da República, diante de Geraldo Alckmin (então do PSDB). Naquele pleito, o petista recebeu mais de 58 milhões de votos.

    Lula recebeu 52 milhões de votos no segundo turno da eleição de 2002, quando foi eleito presidente pela primeira vez, diante de José Serra (PSDB).

    Na primeira eleição presidencial pós-redemocratização (1989), o petista havia recebido 31 milhões no segundo turno — naquele pleito ele foi derrotado por Fernando Collor (então PRN).

    A maior votação de um petista que não Lula foi registrada por Dilma Rousseff em sua primeira eleição (2010). Em segundo turno contra José Serra, a mandatária recebeu 55 milhões de votos.

    Confira abaixo o histórico de votações do PT:

    O PT nos estados

    Em 2022, o PT também “reconquistou” estados em que historicamente vencia. Neste ano, Lula venceu em 13 estados; em 2018, Fernando Haddad havia vencido em 11. Amazonas e Minas Gerais voltaram a ter um candidato petista à frente.

    Na primeira eleição de Lula (2002), o PT havia vencido em 25 estados e no Distrito Federal no segundo turno — o melhor resultado da legenda. Desde então, a sigla perdia gradualmente a liderança nos estados.