Veja em quem a população das capitais com maior índice de desemprego votou
A capital da Bahia, Salvador, encabeça a lista de desocupados, com 16,7%, enquanto Cuiabá (MT) é a que apresenta a menor taxa, com 5,5% de desemprego
Na eleição para presidência da República, realizada neste domingo (2), a taxa de desemprego foi um dos fatores que influenciaram os eleitores na definição de seus votos. Em nível nacional, o índice está em 8,9%, de acordo os dados do terceiro trimestre de 2022 divulgados na última sexta-feira (30) pelo IBGE.
Entre as 10 capitais com maior índice de desocupação, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve mais votos que Jair Bolsonaro (PL) em seis. São elas: Salvador (BA); Recife (PE); João Pessoa (PB); Aracaju (SE); São Luís (MA) e Belém (PA).
Já as quatro unidades federativas onde o atual presidente teve mais votos do que o petista foram: Rio Branco (AC); Manaus (AM); Maceió (AL) e Brasília (DF).
Veja em quem a população das capitais com maiores níveis de desemprego votou:
A capital da Bahia, Salvador, é a primeira no ranking da desocupação, com 16,7%, enquanto Cuiabá (MT) é a que apresenta a menor taxa, com 5,5% de desemprego.
Já entre as regiões, a que apresenta o maior índice de desemprego é o Nordeste, com 12,7% de desempregados. Em seguida aparece o Sudeste (9,3%), Norte (8,9%), Centro-oeste (7,0%) e Sul (5,6%). Os números foram divulgados pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua -, e são referentes ao segundo trimestre de 2022.
Veja a taxa de desocupação e a votação por região: