Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Veja como ficam as bancadas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

    Partido do governador Cláudio Castro, reeleito em primeiro turno, ocupará quase um quarto da ALERJ a partir de 2023

    Leonardo RodriguesBeatriz AraújoVital Netoda CNN

    Neste domingo (2), os eleitores do Rio de Janeiro elegeram 70 deputados estaduais para os próximos quatro anos. Com 17 desses parlamentares, o PL fez a maios bancada, à frente de União Brasil (8) e PT (7).

    Pelos próximos quatro anos, o partido de Cláudio Castro terá praticamente um quarto da Alerj. Considerando a coligação de 12 legendas que formou para conquistar a reeleição em primeiro turno, sua base de apoio chega a 44 deputados.

    Apesar dos números da coalizão, a composição da Casa se tornou menos dispersa, de 27 partidos em 2018 para 20 neste ano.

    Apoiadores do principal opositor ao governador no primeiro turno, Marcelo Freixo (PSB), PT, PSOL, PSB e PCdoB, somam 15 parlamentares que devem fazer oposição a Castro.

    O líder de votos para a ALERJ foi Márcio Canella (União), com 181 mil. Mais popular há quatro anos, Rodrigo Amorim (PTB) foi reeleito, apesar de perder mais de 90 mil votos para este pleito. Já o ex-presidente da Assembleia, André Ceciliano (PT), tentou sem sucesso a eleição para senador, mas seu filho Andrezinho (PT) manterá a família na Assembleia.

    Veja abaixo a tabela das bancadas:

    Tópicos