“Vara curta” gerou mais engajamento nas redes, aponta Quaest; veja frases
Expressão dita por Soraya Thronicke viralizou nas mídias sociais, segundo monitoramento da consultoria; “cadê o Lula” e "viagra" também entraram em trending topics do Twitter
Enquanto ocorria o debate presidencial da CNN, na noite deste sábado (24), os internautas que acompanhavam o evento usavam as redes sociais para comentar o embate entre os candidatos.
De acordo com levantamento da Quaest Consultoria e Pesquisa, que analisou as reações sobre o debate nas redes sociais, a declaração de Soraya Thronicke (União Brasil) “não cutuque a onça com a sua vara curta” foi a que mais gerou engajamento.
A frase foi dita em direito de resposta concedido pelo comitê de advogados e jornalistas da organização do debate, por conta de fala do presidente Jair Bolsonaro (PL), que acusou Soraya de fazer uso de recursos do chamado Orçamento Secreto.
“Vara Curta” também esteve entre os trending topics do Twitter durante todo o debate — e permaneceu mesmo após o término do evento.
Outro dos termos mencionados no debate que apareceu no trending topics foi “viagra”. Soraya Thronicke criticou a compra do medicamento para tratamento da disfunção erétil por parte do Exército brasileiro.
O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não compareceu ao debate, também esteve entre os mais mencionados na rede social. A expressão “Cadê o Lula” e a palavra “Fugiu” ficaram nos trending topics.
Sentimento dos internautas
O monitoramento da Quaest, realizado durante o debate, apontou que Simone Tebet (MDB) foi a candidata com maior porcentagem de referências positivas nas redes sociais: 65%.
Na sequência, apareceu Ciro Gomes (PDT), com 58% de menções positivas. Soraya teve 50%; Bolsonaro, 49%; e Lula, 46%.
Felipe D’Ávila (Novo) apareceu com 39% de referências positivas, e Padre Kelmon (PTB) obteve 32% de menções positivas.