Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Unesco irá atuar para recuperação de patrimônio destruído em Brasília

    Braço da ONU para cultura, que atua na reparação de bens destruídos por guerra, irá atuar com Ministério da Cultura

    Leandro Resendeda CNN

    A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) irá atuar em conjunto com o Ministério da Cultura para recuperar o patrimônio artístico, histórico, cultural e arquitetônico destruído por vândalos em Brasília, no domingo (8).

    A ministra Margareth Menezes criou um comitê para analisar os estragos e os técnicos da Unesco, que tem expertise na recuperação de bens destruídos em guerras, atuarão no grupo.A diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, disse à CNN que não são as obras de arte que precisarão ser recuperadas, como pinturas, vitrais e esculturas, mas todo o Plano Piloto precisará ser minuciosamente avaliado.

    “Brasília é patrimônio da Humanidade, é das únicas cidades modernas do mundo a ter esse status. Todo o conjunto arquitetônico da Praça dos Três Poderes é tombado. Então, não é só colocar um outro vidro em cima daquele que foi quebrado”, relatou Marlova.

    A diretora da Unesco também se colocou à disposição para atuar em conjunto com o Supremo Tribunal Federal, uma vez que este local teve diversas esculturas destruídas e o prédio, que é tombado, parcialmente dizimado.

    A Unesco atua na reconstrução do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que pegou fogo em 2018. E tem expertise na recuperação de museus e locais históricos destruídos por guerras, como o museu de Bagdá, no Iraque.

    Para Noleto, bens de valor universal foram destruídos e há um longo trabalho para fazer o inventário deles.

    “Ainda vamos descobrir a extensão total dos danos. Foi uma destruição espontânea”, assustadora, resumiu.

    Tópicos