Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Último debate não tinha chance de mudar o cenário eleitoral, diz especialista

    Para Renato Meirelles, o fato de o evento ter sido realizado às vésperas da eleição minou a possibilidade de repercussão das falas dos candidatos

    Coletiva dos candidatos à Presidência da Republica após o ultimo debate dos candidatos
    Coletiva dos candidatos à Presidência da Republica após o ultimo debate dos candidatos CLÉBER MENDES/AGÊNCIA O DIA/AGÊNCIA O DIA/ESTADÃO CONTEÚDO

    Júlia Vieirada CNN

    em São Paulo

    O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, afirmou, durante participação no Arena Eleições desta sexta-feira (30), que o último debate presidencial, realizado pela Rede Globo na quinta-feira (29), não deve alterar o cenário eleitoral.

    Para Renato Meirelles, o fato de o evento ter sido realizado às vésperas da eleição minou a possibilidade de repercussão das falas dos candidatos. Além disso, todas as “armas” já foram usadas pelos postulantes ao longo da campanha, restando pouca possibilidade de ataque contra os adversários.

    “O que poderia acontecer para o debate mudar o resultado da eleição? Era um debate em que não teria a possibilidade de os candidatos fazerem recortes para usar no horário eleitoral de televisão. Era um debate que todas as balas de prata já tinham sido utilizadas. O [Jair] Bolsonaro até tentou colocar o caso do Celso Daniel, mas a Simone [Tebet] rapidamente resolveu essa questão”, analisa o especialista.

    Então, objetivamente, o debate não tinha muita chance de mudar o cenário eleitoral, a não ser que algum candidato de terceira via se despontasse, levasse todos os votos úteis para ele”, acrescenta Meirelles.

    “Por mais que eu concorde com a avaliação que a Simone saiu vitoriosa do debate, foi uma vitória menor que ela teve nos outros, talvez o suficiente para conter uma migração de voto útil para Lula“, pondera.