Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    TSE mantém decisão de Lewandowski que devolveu comando do Pros a ala pró-Lula

    O grupo defende que o partido abandone a candidatura presidencial de Pablo Marçal

    Gabriela CoelhoGabriel Hirabahasida CNN

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, nesta quarta-feira (10), a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que determinou que Eurípedes Júnior volte ao cargo de presidente do Pros.

    Eurípedes é da ala que fechou acordo para apoiar a chapa Lula-Alckmin já no primeiro turno nas eleições de outubro.

    O resultado também define o futuro de Pablo Marçal como candidato do partido à Presidência da República. Há uma indefinição sobre a candidatura de Marçal, cujo nome está registrado no TSE. No entanto, o Pros, sob o comando da ala pró-Lula, decidiu revogar a candidatura na última sexta-feira (5).

    A decisão do TSE foi por 4 votos a 3. Acompanharam o ministro Lewandowski os ministros Alexandre de Moraes, Mauro Campbell Marques e Benedito Gonçalves.

    Foram contrários ao relator os ministros Edson Fachin, Carlos Horbach e Sérgio Banhos.

    O julgamento se dá pelo plenário virtual do TSE (modalidade de julgamento em que os ministros apenas registram seus posicionamentos no sistema do Tribunal, sem a leitura individual de cada voto).

    Em nota, a ala de Marcus Holanda disse que vai recorrer.

    “O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) Nacional recebeu com perplexidade a decisão do Plenário desta quarta-feira, 10 de agosto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que, por quatro votos a três, resolveu referendar a liminar do Ministro Ricardo Lewandowski que mantém a presidência do PROS para Eurípedes Júnior. A Direção Nacional do PROS informar que irá recorrer ao STF, onde acredita que a Justiça será feita. O grupo PROS, sob o comando de Marcus Holanda, continuará unido, apoiando a candidatura de Pablo Marçal.”

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.