TSE aprova exigência de máscara e ampliação do horário de votação em 2020
Medidas seguem protocolo elaborado para a Justiça Eleitoral por médicos e entidades de saúde
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (1º) uma resolução que incorpora o Protocolo de Segurança Sanitária às normas das eleições municipais de 2020.
O protocolo foi elaborado pela Justiça Eleitoral em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e os hospitais Albert Einstein e Sírio Libanês e tem o objetivo de evitar o contágio pela Covid-19 durante o pleito.
Entre as orientações médicas que ganham força de regra eleitoral estão a obrigatoriedade do uso de máscara, ampliação do horário de votação, que começará às 7h, e treinamento remoto dos mesários.
Assista e leia também:
O que faz um mesário, quais são os seus direitos e o que muda com a pandemia
O que pode e o que não pode na propaganda eleitoral de 2020?
Também foi aprovado o novo procedimento de votação, que inclui, dentro do rito de votação, momentos para a higienização das mãos e elimina as etapas que implicam em contato direto entre eleitor e o mesário.
O relator da resolução foi o próprio presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. Barroso é um dos signatários do Plano junto com a secretária-geral do Tribunal, Aline Osório, e os médicos David Uip, Luis Fernando Camargo e Marília Santini.