Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    TSE: 140 foram presos e 2.717 urnas substituídas desde o início da votação

    Tribunal Superior Eleitoral divulgou boletim às 16h deste domingo (15) sobre ocorrências nos colégios eleitorais de todo o Brasil

    Eleitora e mesária cumprem as protocolos de segurança em local de votação
    Eleitora e mesária cumprem as protocolos de segurança em local de votação Foto: Reprodução - 15.nov.2020 / CNN

    Matheus Prado e Murillo Ferrari,

    da CNN, em São Paulo

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou seu quarto boletim às 16h deste domingo (15) sobre ocorrências nos colégios eleitorais de todo o Brasil durante as primeiras horas de votação nas eleições de 2020.

    Das mais de 400 mil urnas eletrônicas disponíveis para votação durante o pleito, 2.717 precisaram ser substituídas até o momento, o que representa 0,60% do total. Ao todo, os postos de votação contam com 51.977 urnas de contingência.

    Destaque para o estado de São Paulo, que tem mais de 85 mil urnas, onde ocorreram 501  trocas. Em seguida, aparecem o Rio de Janeiro (460), Minas Gerais (387) e o Rio Grande do Sul (295).

    O TSE também divulgou números preliminares sobre ocorrências de crimes eleitorais envolvendo pessoas. Em todo o país, foram 580 delas, que resultaram na prisão de 140 pessoas, incluindo 45 que são candidatas nesta votação.

    Leia também:
    Eleições 2020: Quase 150 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo
    Pode haver instabilidade momentânea no uso do e-Título, diz área técnica do TSE

    O estado com mais prisões envolvendos postulantes a cargo público foi Minas Gerais, onde uma pessoa foi presa por utilização irregular de aparelho de som, três foram presas por boca de urna, e outras sete por divulgação de propaganda.

    Já sobre as prisões entre os não candidatos o TSE indicou haver um empate entre Paraná e Rio Grande do Norte, ambos com 14 casos – em ambos, a maior parte das ocorrências se deu por boca de urna .

    Ao todo 147.918.483 eleitores estão aptos para escolher vereadores, prefeito – e vice-prefeito – de 5.567 municípios. Tradicionalmente realizada no primeiro domingo de outubro, a votação foi adiada em função da pandemia do novo coronavírus.