Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Trump parabeniza Bolsonaro; presidentes de Argentina, México, Colômbia e Bolívia felicitam Lula

    Candidatos do PL e do PT se enfrentarão no 2° turno da eleição presidencial; outros líderes mundiais se pronunciaram

    Tiago Tortellada CNN* , em São Paulo

    Após a confirmação do 2° turno da disputa presidencial ente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (2), líderes mundiais se pronunciaram sobre as eleições brasileiras.

    Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, parabenizou Bolsonaro. Lula, por sua vez, recebeu felicitações dos presidentes de Colômbia, Argentina, MéxicoBolívia, assim como de Evo Morales, ex-chefe de Estado boliviano.

    Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, saudou o processo eleitoral brasileiro.

    Veja a repercussão das eleições 2022 entre líderes mundiais:

    Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos

    Em publicações no Truth Social, Trump parabenizou o desempenho de Bolsonaro no primeiro turno e classificou as pesquisas eleitorais como “fake news”. Em um segundo post, ele afirmou estar feliz por ajudar “uma grande pessoa e líder” a ir ao 2° turno, pedindo votos para Bolsonaro contra “a esquerda radical”.

     

    Gustavo Petro, presidente da Colômbia

    Petro, atual chefe de Estado colombiano, mandou mensagem a Lula pelo Twitter.

    López Obrador, presidente do México

    O presidente mexicano também parabenizou o candidato do PT, destacando que o Brasil “demonstrou mais uma vez sua vocação democrática e inclinação pela igualdade e pela justiça”.

    Evo Morales, ex-presidente da Bolívia

    Pelo Twitter, Morales parabenizou o que classificou de vitória de Lula e disse estar confiante que o Brasil voltará ao caminho da tolerância com uma agenda em benefício dos mais pobres”.

    Luis Arce, presidente da Bolívia

    O atual presidente boliviano, por sua vez, também saudou o petista e o povo brasileiro, que “demonstrou que a democracia é o único caminho para construir sociedades justas, inclusivas e com paz social”.

    Alberto Fernández, presidente da Argentina

    O atual chefe de Estado da Argentina, Alberto Fernández, também postou uma mensagem nas redes sociais saudando o ex-presidente Lula e o processo eleitoral brasieiro.

    Manuel Zelaya, ex-presidente de Honduras

    Zelaya afirmou que que a “razão e a justiça estão do lado de Lula” e ressaltou que o brasileiro “sempre derrotou o fascismo”.

    Antony Blinken, Secretário de Estado dos EUA

    Em publicação no Twitterm Blinken parabenizou o processo e as instituições eleitorais do Brasil. Ele também destacou estar confiante que o 2° turno será conduzido “no mesmo espírito de paz e dever cívico”.

    *com informações de Bárbara Brambila, Giulia Alecrim e Vinícius Bernardes, da CNN

    Tópicos