Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Toda a equipe do Planalto será testada, diz líder do governo no Congresso

    Senador Eduardo Gomes (MDB-TO) disse à CNN que as críticas a preservação do meio ambiente no Brasil fazem parte de disputa comercial

    Da CNN, em São Paulo

    Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmar que testou positivo para Covid-19, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do governo no Congresso, disse que toda a equipe do Palácio do Planalto fará exames para a doença, mas afirmou que o governo não irá parar por conta disso.

    “Todo o staff do gabinete vai fazer testes nos próximos dias. Eu mesmo faço com regularidade os testes e fiz um novo nesta manhã. Mas o Estado não vai parar, hoje e amanhã temos votações na Câmara e no Senado, e parlamentares vêm atuando normalmente.”

    Leia também:

    Quem esteve com Bolsonaro 3 dias antes de sintomas deve fazer teste, diz médico

    Veja o exame que confirmou que Bolsonaro está com o novo coronavírus

    Isolado após contrair Covid-19, Bolsonaro vai despachar por videoconferência

    Questionado sobre a propaganda pró-cloroquina que o presidente fez após confirmar o contágio pelo novo coronavírus, Gomes minimizou as falas de Bolsonaro. Segundo o senador, o debate já foi feito e o brasileiro hoje tem opção de escolher o tratamento que julga o ideal para seu caso.

    “Como existe decisão pessoal para o uso de protocolo, nesse momento cada brasileiro tem poder de decisão do tratamento que quer optar”, afirmou.

    Meio ambiente

    O senador também foi questionado sobre a imagem do Brasil no exterior em relação a questões ambientais, alvo de críticas por investidores europeus. Para Gomes, a questão é sobre disputa de narrativas, e que os números mostram que o Brasil não está perdendo mercado por conta disso.

    “Não temos notícias recentes de recusa da compra de commodities do Brasil por conta da imagem do país no exterior. As notícias que temos é do aumento de exportação de proteínas e produtos naturais brasileiros. Precisamos ficar atentos ao jogo comercial por trás disso tudo.”

    Segundo Gomes, países que criticam o Brasil não praticam em seu território as boas práticas que cobram de outros países.

    (Edição: Bernardo Barbosa)

     

     

    Tópicos