Terceiro voo de repatriação decola do Líbano com 218 passageiros
A previsão é de que o avião chegue ao Brasil na quinta-feira (10); há 11 crianças e cinco animais domésticos a bordo
O terceiro voo de repatriação de brasileiros decolou do Líbano às 13h15 desta quarta-feira (9), no horário de Brasília, com 218 passageiros e cinco animais domésticos. Há 11 crianças a bordo.
A previsão é de que a aeronave KC-30 chegue à Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), na quinta-feira (10), por volta das 7h30. O avião deve fazer uma parada técnica em Lisboa, Portugal, antes de seguir viagem ao Brasil.
Além de resgatar os brasileiros e familiares, o deslocamento do KC-30 é usado pelo Brasil para enviar insumos de saúde para o Líbano. A aeronave transportou 491 quilos de medicamentos, envelopes para reidratação e seringas descartáveis.
De acordo com o Governo Federal, o país vai alcançar a marca de 674 brasileiros e familiares resgatados do Líbano, quando o avião chegar ao Brasil. Cerca de sete mil pessoas manifestaram interesse em retornar ao território brasileiro. A projeção mais concreta da embaixada, de acordo com o ministro Mauro Vieira, é de que três mil pessoas sejam repatriadas.
A prioridade na composição das listas é para mulheres, crianças e idosos. A estimativa é de que a comunidade brasileira no Líbano seja de 20 mil pessoas.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse em entrevista ao programa “Bom dia, Ministro” desta quarta-feira (9) que a operação no Líbano tem potencial de ser ainda maior do que a realizada ano passado em Israel, Cisjordânia e Gaza, quando cerca de 1.560 brasileiros e familiares, além de mais de 50 animais domésticos, foram resgatados.
“Há um contato constante, um diálogo entre a embaixada e a comunidade brasileira. Um sistema por e-mail, WhatsApp, reúne os brasileiros na região. São cerca de 20 mil em Beirute, arredores de outras cidades do Líbano e um número grande manifestou interesse em voltar”, disse o ministro.
66% dos tribunais no Brasil usam Inteligência Artificial, aponta CNJ