Terceira via se saiu bem em debate, mas não a ponto de ganhar voto, diz especialista
Cientista político e professor do Insper Carlos Melo disse à CNN que desempenho de Tebet e Ciro surpreendeu "porque expectativa era menor sobre eles"
O cientista político e professor do Insper Carlos Melo disse em entrevista à CNN nesta segunda-feira (29) que a chamada terceira via se saiu bem no primeiro debate eleitoral, mas não a ponto de arrancar votos dos primeiros colocados.
O debate, organizado pela TV Bandeirantes em parceria com UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura, foi transmitido no domingo (28).
“Temos a impressão de que a chamada terceira via saiu vitoriosa desse processo. Mas até esse ponto, para arrancar votos, seja de Lula ou Bolsonaro, é outra história”, disse.
O professor do Insper afirmou ainda que os candidatos da terceira via “tinham uma pressão menor, e a expectativa sobre eles também era melhor. Tanto Ciro Gomes quanto Simone Tebet são bons comunicadores”, avalia.
Melo disse que, à medida que o debate se aproxima do dia das eleições, o clima tende a ficar “mais quente”.
“Foi um debate importante, mas de audiência ainda limitada. Conforme as eleições se aproximam, o debate fica mais quente”, afirma.
O debate contou com a presença dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).
Carlos Melo afirmou que “tanto o ex-presidente Lula quanto o presidente Bolsonaro têm pouco a ganhar e muito a perder em debates de primeiro turno.”
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.