Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Técnico do Palmeiras errou, e muito”, diz ministra após Abel Ferreira falar em “equipe de índios”

    Termo foi utilizado durante coletiva de imprensa para descrever situação de desorganização

    Manoela Carluccicolaboração para a CNN , São Paulo

    A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, disse que o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, “errou, e muito” ao fazer um comentário sobre sua equipe.

    Na quinta-feira (11), o técnico, ao ser questionado a respeito do jogador argentino Aníbal Moreno, afirmou que o time “não era uma equipe de índios” e que “há uma organização”.

    O termo correto, porém, é indígena, que significa “originário, aquele que está ali antes dos outros e valoriza a diversidade de cada povo”.

    Nas redes sociais, Guajajara escreveu que a fala de Ferreira é “inadmissível”. “Naquele momento, trouxe para o debate público a relevância inadiável de avançarmos numa agenda de igualdade étnico racial como premissa para a cidadania, com o resgate, a preservação e a valorização da história e dos saberes da cultura afro-indígena do Brasil”.

    A ministra também falou que gostaria de convidar o técnico, que é português, “a conhecer a história dos povos indígenas do Brasil”. “E também conhecer a história de colonização de Portugal, seu país de origem, em relação ao Brasil e como estamos trabalhando para rever isso”.

    Nesta sexta-feira (12), o técnico pediu desculpas pela fala. “Repudio toda e qualquer forma de preconceito e discriminação”, disse.

    “Infelizmente, há expressões que continuamos a perpetuar sem que nos debrucemos sobre o seu conteúdo. Errei ao usar uma dessas expressões na coletiva de imprensa. Reconheço que palavras tem impacto, independentemente da intenção. Devemos todos questionar, pensar e melhorar todos os dias. Peço desculpa a todos e, em especial às comunidades indígenas”.

     

    Tópicos