Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Tebet promete recriar Ministério da Cultura e fortalecer Lei Rouanet se eleita

    Durante visita a Santa Catarina, candidata à Presidência pelo MDB defendeu importância da área para a educação e a economia

    Simone Tebet (MDB) em visita a Santa Catarina
    Simone Tebet (MDB) em visita a Santa Catarina Divulgação

    Carolina CerqueiraDanilo Moliternoda CNN

    A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) afirmou nesta terça-feira (23) que, caso eleita, irá recriar o Ministério da Cultura e fortalecer a Lei Rouanet. Segundo ela, a evolução do país depende de investimentos na área.

    “Um povo sem passado, que não conhece sua história, não tem futuro”, disse, em entrevista na Escola de Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC).

    A senadora afirmou que um “povo” que não está educado e preparado fica sujeito a intempéries ou a governos que flertam com o autoritarismo “a cada quatro, cinco, oito, dez anos”.

    Para fortalecer a Lei Rouanet, a emedebista defendeu existir “dinheiro”, citando o Fundo Nacional da Cultura. “Está aí para tirar do papel os projetos da cultura em todas as áreas”, disse.

    Tebet destacou a importância da cultura, aliada ao turismo, para a economia, por gerar “emprego” e “renda”, além de “comida no prato do trabalhador porque tem condições de atrair turistas”.

    Ao ser questionada sobre o que pretende fazer para melhorar o transporte rodoviário em Joinville, Tebet citou a iniciativa privada, colocando-a como “parceira” no seu plano de governo.

    “A iniciativa privada tem que se somar conosco na construção de um novo país. Dinheiro público não é para asfalto, dinheiro público é para garantir emprego e renda através de educação de qualidade, uma saúde decente, habitação para quem precisa, políticas públicas”, respondeu.

    A candidata afirmou ainda que terá condições, caso eleita, de implementar cerca de 23 projetos de construção de ferrovias. “Esses 23 projetos conseguem, nos próximos cinco ou seis anos, garantir 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil. Nós estamos falando de R$ 100 bilhões de investimento privado em todo o Brasil.”

    Durante a entrevista, Tebet reforçou seu apoio à democracia, classificando-a como “base da sociedade brasileira” e defendendo não ser possível abrir mão dela.

    “Democracia é liberdade, é qualquer cidadão poder se manifestar nos limites da Constituição, é o direito de uma imprensa livre cobrando e fiscalizando para onde está indo o dinheiro do povo. E, principalmente, é a democracia que permite que, a cada dois ou quatro anos, o cidadão eleitor vá às urnas e decida de forma livre aqueles que vão organizar a sua vida e conduzir o seu destino nos próximos anos”, disse.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    FOTOS — todas as mulheres que foram candidatas a presidente do Brasil