Tebet diz esperar punição a Bolsonaro por atos de 7 de Setembro
Partido de Ciro Gomes entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral pedindo que presidente fique inelegível; coligação de Lula quer multa e punição na propaganda eleitoral


A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) disse esperar uma “impugnação” à chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta dos atos na celebração do bicentenário da Independência.
Segundo ela, o candidato à reeleição tem que “entender que lugar de Presidência é lugar de coisa séria”.
“A gente só espera da Justiça uma única coisa, que faça justiça, que multe, que impugne. Eu não sei qual é o pedido que foi feito e qual é a consequência, mas no mínimo nós temos aí um pedido de impugnação de candidatura e de multa para o presidente da República e tem que sair do bolso dele, para doer. Para ver se ele consegue entender que lugar de Presidência é lugar de coisa séria. Ele tem que dar exemplo para as pessoas e esse exemplo ele não está dando para famílias brasileiras.”, disse Tebet.
Apesar da fala, o MDB não entrou com ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a impugnação da chapa de Bolsonaro. A coligação do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o PDT, de Ciro Gomes, entraram com ações na Justiça Eleitoral.
Ambos alegam que o presidente usou as celebrações do bicentenário da Independência como propaganda eleitoral, o que afetaria a igualdade dos candidatos em uma eleição, como nos casos de abuso de poder econômico, abuso de poder político e utilização indevida dos veículos e dos meios de comunicação social. E pedem que Bolsonaro seja multado.
O PDT também quer que o presidente seja considerado inelegível. A coligação de Lula quer que o presidente seja penalizado com perda de tempo de propaganda.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Galeria: Atos pró-governo reúnem multidões em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília
- 1 de 7
Manifestantes pró-governo se concentram na Avenida Paulista, em São Paulo • Karla Chaves/CNN
- 2 de 7
Vista da Avenida Paulista nas comemorações do 7 de Setembro. Jair Bolsonaro (PL) não participará presencialmente do ato paulista, mas há expectativa de que o presidente fale ao vivo com seus apoiadores por meio de uma chamada de vídeo • Carolina Farias/CNN
- 3 de 7
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) se reúnem em Brasília • Reprodução
-
- 4 de 7
Vista aérea do ato em Brasília • Reprodução/ CNN Brasil
- 5 de 7
Pessoas comparecem ao desfile cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil em Copacabana, no Rio de Janeiro • André Horta/FotoArena/Estadão Conteúdo
- 6 de 7
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Copacabana, no Rio de Janeiro • Reprodução/ CNN Brasil
-
- 7 de 7
Ato pró-governo no Rio de Janeiro • Reprodução/ CNN Brasil