Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Tebet defende que União assuma metade do financiamento do SUS

    Em visita a hospital no interior de São Paulo, senadora diz que pode “considerar a continuidade do estado de calamidade” para zerar filas de cirurgias, exames e consultas

    Danilo Moliternoda CNN , São Paulo

    A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) defendeu nesta sexta-feira (9) que ao menos 50% do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) tenha origem na União. A senadora visitava o Hospital de Base São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, no momento da fala.

    “Nos só temos um jeito de agradecer um hospital como esse: é dando o que eles precisam para fazer ainda mais e melhor, que é dinheiro, financiamento público. É colocarmos que 50% do financiamento do SUS tem que sair da União”, disse a emedebista.

    A gestão do SUS, como previsto na Constituição, é tripartite. De acordo com a senadora, a maior parte dos recursos tem origem, atualmente, nos estados e municípios. “Temos que inverter essa ampulheta e garantir pelo menos metade do dinheiro”, completou.

    A senadora ainda afirmou que pode “considerar a continuidade do estado de calamidade” em seu plano para zerar as filas de cirurgias eletivas, exames e consultas, que se acumularam durante a pandemia.

    “Nós queremos, em um máximo de dois anos, zerar essa fila. Nós teremos que considerar para esse efeito uma continuidade do estado de calamidade, que é o que a legislação permite”, disse.

    Ela apontou que decretos de estado de calamidade vêm sendo utilizados para financiar o chamado “orçamento secreto”. “Então a ideia é criar um crédito extraordinário, estabelecer que, por conta do passivo da pandemia, essas cirurgias que ficaram represadas [sejam realizadas]. Executado o serviço, entregam a nota, o recurso vai ser pago”, completou.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    [cnn_galeria active=”1848323″ id_galeria=”1848292″ title_galeria=”Os candidatos a vice-presidente nas eleições”/]

    Tópicos