Tebet aposta em pesquisa qualitativa para ser escolhida como nome da terceira via
Pré-candidata espera que o levantamento a coloque em vantagem sobre João Doria, mostrando-a mais atrativa para o eleitorado
A pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, senadora Simone Tebet (MS), aposta em bons resultados nas pesquisas qualitativas e na rejeição do eleitorado ao pré-candidato ao Planalto pelo PSDB, João Doria (SP), para se firmar como a cabeça de chapa a ser lançada pela chamada terceira via –na prática, grupo formado por MDB, PSDB e Cidadania–, apurou a CNN com interlocutores da parlamentar.
O grupo da chamada terceira via pretende usar uma nova pesquisa qualitativa e quantitativa para, a partir desta análise, definir seu candidato único à Presidência da República. A definição do nome está prevista para 18 de maio. A pesquisa deve ficar pronta entre terça (17) e quarta-feira (18) conforme fontes dos dois partidos.
As pesquisas quantitativas coletam números estatísticos, ou seja, a intenção de voto e o índice de rejeição. As pesquisas qualitativas, por outro lado, coletam dados sobre a impressão e opinião de um grupo de eleitores sobre determinado candidato.
Segundo aliados da senadora, Tebet acredita que, na pesquisa quantitativa, ela deve ficar empatada tecnicamente com Doria –eles têm ficado na faixa de 1% a 4% das intenções de voto nas pesquisas eleitorais mais recentes. Porém, espera que a pesquisa qualitativa a coloque em vantagem, mostrando-a mais atrativa para o eleitorado.
Alguns pontos de diferenciação nos quais o entorno de Tebet aposta são o fato de ser mulher e mais jovem do que os principais candidatos na disputa, com experiência política e discurso de centro, sem ter se envolvido em radicalismos à direita ou à esquerda.
Em conversas, Tebet costuma dizer que os resultados de pesquisas qualitativas “batem com a percepção nas ruas”. Em sua avaliação, nas viagens que têm feito pelo país, as pessoas se mostram decepcionadas com a política e buscam uma “alternativa”, afirmaram interlocutores.
Eleições 2022
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.