Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    TCU quer medir nível de ‘militarização’ do governo 

    Para ministro Bruno Dantas, a utilização de militares em tantos cargos carrega 'riscos de desvirtuamento das Forças Armadas'

    Basília Rodriguesda CNN

    O Tribunal de Contas da União decidiu pedir para o governo informações sobre quantos militares estão em cargos que poderiam ser ocupados por civis. O TCU vai medir o nível de “militarização” do governo para comparar com os últimos três governos. 

    O pedido partiu do ministro Bruno Dantas. “Recentemente, são constantes as alusões a uma possível militarização excessiva do serviço público civil. Trata-se de questão relevante, que tem levantado preocupação de setores importantes dos estudiosos da Administração Pública e também da sociedade”, afirma.

    Foi ele também que, há três meses, ameaçou vetar a contratação de militares para acabar com a fila de atendimentos do INSS, o que forçou o governo a optar preferencialmente por civis. “Havia uma tentativa inicial do governo de direcionar toda a contratação temporária para militares inativos, o que acabou se revertendo diante da atuação célere desta Corte, provocada pelo Ministério Público de Contas”, diz o ministro no pedido que embalou o tribunal agora a autorizar o levantamento de dados globais sobre quantos militares estão no governo”, disse.

    Ao se referir a estimativas não oficiais, Dantas destaca que existem quase 3 mil integrantes das Forças Armadas cedidos aos três poderes, dos quais mais de 92,6% estão no Executivo e 7,2% no Judiciário.

    Para o ministro, a utilização de militares em tantos cargos carrega “riscos de desvirtuamento das Forças Armadas que isso pode representar, considerando seu papel institucional e as diferenças entre os regimes militar e civil”.

    Tópicos